Você sabia que a palavra “brechó”, tão comum no nosso vocabulário, tem uma história ligada à França? Mais precisamente, a um personagem que viveu no Rio de Janeiro no século XIX: um comerciante francês chamado Belchior, conhecido por vender roupas e objetos usados.
Com o tempo, o nome “Belchior” foi sendo popularizado e distorcido pela pronúncia popular até se transformar em “brechó”. Assim, o nome próprio do comerciante acabou virando sinônimo de loja de roupas usadas em todo o Brasil.
Curiosamente, em francês, a palavra usada para esse tipo de comércio é “friperie”, derivada de “fripes”, que significa roupas de segunda mão. Ou seja, apesar da palavra “brechó” não existir como tal na língua francesa, sua origem está conectada ao universo cultural francês e ao hábito de reutilizar roupas.
Hoje, os brechós são cada vez mais valorizados por promoverem o consumo consciente e por oferecerem peças únicas com história. E, quem diria, até o nome dessas lojas tem uma história cheia de charme e um toque francês!
Se você gosta de curiosidades sobre a língua francesa e cultura francófona, acompanhe os textos do blog e venha fazer parte de um curso de francês comigo, Márcia de Rizzo, professora particular de francês.
Ofereço aulas de francês individuais, personalizadas para todos os níveis, com foco em quem deseja aprender francês, viajar, trabalhar ou simplesmente se apaixonar por esse idioma tão cheio de história e curiosidades!